Sindiserv participa da 8ª Conferência Estadual de Saúde do RS com recorde de público

 Sindiserv participa da 8ª Conferência Estadual de Saúde do RS com recorde de público

Atualizado em 26/05/2023

O Sindiserv, por meio da sua, presidente Silvana Piroli e demais representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS), participou  da  8ª Conferência Estadual de Saúde, realizada neste final de semana (24, 25 e 26 de maio) no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre.

A Conferência reuniu mais de 3,5 mil gaúchos e gaúchas de todas as partes do estado,  para discutir a situação do sistema de saúde disponível à população, corrigindo as deficiências do SUS, confirmando o correto e discutindo o novo.

Para chegar a etapa estadual, 406 municípios realizaram suas conferências municipais de saúde, reunindo pessoas  dos segmentos de: usuários do SUS, gestão, trabalhadores, prestadores e pessoas da sociedade civil, dos diferentes municípios do Estado.Em Caxias do Sul, foi realizada nos dias 12 e 13 de abril.

Foram aproximadamente 10.000 diretrizes e propostas dos três eixos a seguir: Saúde Como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS. Após um amplo e exaustivo trabalho, a comissão de formulação e relatoria destacou 206 propostas que serão discutidas ao longo desta conferência e votadas no último dia, domingo (26), com intuito de serem selecionadas para etapa nacional, marcada para o mês de agosto em Brasília – DF.

Para o presidente do Conselho Nacional de Saúde – CNS, Fernando Pigatto, “quando falamos sobre saúde e democracia, o tema principal da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), refletimos sobre o que aconteceu com nosso sistema de saúde, os avanços, onde retrocedeu e o que pode melhorar. Tudo isso, mostra que cada vez mais devemos nos unir em defesa da democracia e do SUS.”, afirmou.

Já a presidente do Sindiser, Silvana Piroli, destaca que a região será representada na etapa nacional. “Marcamos nossa presença apresentando as propostas da região, mas principalmente defendendo os trabalhadores e usuários, por meio de um sistema de saúde de qualidade, público e universal.”

(Fonte: http://www.ces.rs.gov.br)

 

0 Shares

Relacionados