Seminário habilita para Cuidados na QUARTA IDADE

O Sindicato dos Servidores Municipais – Sindiserv, apoia ações voltadas ao cuidado e bem-estar, principalmente quando os assuntos têm muita relevância entre associados. Pensando nisso, a entidade está disponibilizando 50 ingressos gratuitos para o Seminário Cuidados na Quarta Idade! Associado, retire seu ingresso na sede social da entidade.

O Seminário Cuidados na Quarta Idade – O que preciso saber?  O que posso fazer?  acontece nos meses de abril e maio em dois módulos independentes e complementares  das 19h às 21h no auditório do Sindiserv , na rua Carlos Giesen, 1217, próximo á prefeitura de Caxias do Sul.

A expressão QUARTA IDADE é utilizada por estudiosos e profissionais da área para identificar a geração com mais de 80 anos. O número de idosos vem crescendo em velocidade recorde no Brasil e a Serra Gaúcha é uma das regiões com o maior índice de longevidade do país.

Este seminário foi pensado para ajudar familiares e cuidadores com informações importantes e necessárias para os cuidados com os idosos, que serão compartilhadas por profissionais especialistas em áreas fundamentais. Entre elas estão: Aspectos Psicológicos do Envelhecimento, Cuidados Paliativos e Lutos, Envelhecimento e Vínculos Famíliares, Espiritualidade, Orientações para a Organização Familiar, Cuidados com a Pele, Nutrição, Importância do Movimento, Benefícios da Música e Políticas Públicas.

Os participantes receberão certificados, válidos como horas eletivas para estudantes da área da saúde.

A realização é do jornal Nosso Bem Estar com apoio do Sindiserv, Farmácia Bellafarma e Associação Brasileira de Alzheimer – sub-regional Caxias do Sul.

Sobre a Quarta Idade

Segundo os dados do IBGE, no último censo em 2010  Caxias do Sul tinha 6.121 pessoas na Quarta Idade. Outras 8224  tinham entre 70 e 80 anos. Descontados os óbitos e acrescentados os migrantes, podemos estimar no município uma população de mais de quase 20 mil pessoas na Quarta Idade.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), os brasileiros estenderam suas existências em velocidade recorde. Enquanto a França, por exemplo, demorou 150 anos para elevar de 10% para 20% a proporção de idosos (acima de 60 anos) em sua população, no Brasil, o mesmo levará 19 anos para chegar a  ter 20% da população idosa.

Se os países da Europa tiveram tempo para profissionalizar os cuidados na velhice, por aqui fomos surpreendidos . O aumento da expectativa de vida foi muito rápido e não estávamos preparados para esta nova realidade. Menos ainda o poder público que praticamente não definiu políticas específicas para atender esta faixa da população. Agora temos que correr para  conquistar conhecimento e políticas públicas também em tempo recorde, pois os cuidados exigidos pela Quarta Idade são bem maiores e bastante específicos.

O relatório da Organização Mundial da Saúde orienta para a  construção de “ um mundo favorável aos adultos maiores (idosos), o que requer uma transformação dos sistemas de saúde que substitua os modelos curativos baseados na doença pela prestação de atenção integrada e centrada nas necessidades dos adultos maiores”.

A OMS também recomenda, entre outros pontos, “ o desenvolvimento de  serviços localizados o mais próximo possível do local onde os adultos maiores vivem, incluindo a entrega de serviços em seus lares e o fornecimento de  cuidados baseados na comunidade, bem como  a criação de estruturas de serviços que promovam cuidados por equipes multidisciplinares”.

SEMINÁRIO CUIDADOS NA QUARTA IDADE

O que preciso saber? O que posso fazer?

  • Data: 25 e 26 de Abril – Módulo 1
  • Horário: das 19h às 21h
  • Local: Auditório do Sindiserv – Rua Carlos Giesen, 1217 (rua lateral ao Zaffari  próximo à Prefeitura de Caxias do Sul).

 

Programação Módulo 1

25 de abril

19h – ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO ENVELHECIMENTO – Perdas do Paciente e Reflexos nos Cuidadores

Palestrante: Fernanda Bianca Garcia – Psicóloga com Formação em Neuropsicologia, Especialista em Cuidados Paliativos e Lutos, Coordenadora Científica da Associação Brasileira de Alzheimer – Caxias do Sul

20h – ENVELHECIMENTO E FAMÍLIA: UMA REFLEXÃO SOBRE VÍNCULOS E ATRIBUIÇÕES

Palestrante: Josélia  Bombach Ferreira  – Assistente Social – Especialização em Abordagem Sócio Educativa com a Família e Formação em Gerontologia.

20h45 – BENEFÍCIOS DA RESPIRAÇÃO – Professora de Yoga Evelise  Pisani – Ministrante da Centro Mundo Yoga, escola com 40 anos de atuação.

26 de abril

19h – CUIDADOS PALIATIVOS – Benefícios para o Paciente / Alívio para a família

Palestrantes – Dra Clair Battastini Medica Clínica Geral, Pós- graduanda em Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos.

Adriana Rossi Cassini – Assistente Social, Especialista em Terapia de Família

19h50 – ESPIRITUALIDADE NA QUARTA IDADE – A Dádiva do Tempo

Palestrante – Irmã Apolônia Sulenta  –  Especialista em Espiritualidade (França), Professora da UCS Senior

20h45 – BENEFÍCIOS DO MOVIMENTO – Professora de Yoga Evelise Bissaco Weber, Educadora Física.

 

Valores de Ingresso

  • Por cada noite de palestra: R$ 30,00
  • Por cada módulo: R$ 50,00
  • Descontos especiais de 50% para estudantes e idosos (acima de 60 anos).
  • Locais para a venda: Farmácias Bellafarma, Sindiserv, Jornal Nosso Bem Estar

 

Relacionados:

Visando proporcionar mais comodidade e agilidade às necessidades de seus associados, o Sindiserv lança o “PORTAL DO ASSOCIADO”, onde já é possível acessar o saldo e os extratos das compras realizadas nas empresas conveniadas.

X