Escuta Transformadora para valorizar a vida

 Escuta Transformadora para valorizar a vida

Atualizado em 02/06/2023

O Sindicato sediou na sexta-feira, (15/09), a palestra Escuta Transformadora com o professor Marcelo Luiz Pelizzoli, doutor em Filosofia, especialista em Ciências Políticas, mestre em Antropologia, pós-graduado em Bioética, pela Universidade Federal de Pernambuco. A presença de Marcelo no evento do Sindicato, em meio as atividades do Setembro Amarelo foi de extrema importância para constituir uma atmosfera de valorização a vida e em defesa da saúde psicosocial dos indivíduos.

Em Caxias do Sul, várias atividades são promovidas pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o qual o Sindiserv apóia. A palestra de Marcelo contribuiu para a campanha municipal de conscientização sobre a prevenção do suicídio, do Setembro Amarelo, proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O palestrante abordou questões muito significativas para a humanidade em especial no desenvolvimento de novas práticas de relacionamento como forma de manutenção da vida. Uma escuta transformadora pressupõe a transformação de comportamentos, escutar o outro livre de julgamentos, esforça-se por ser um indivíduo mais humanizado e espiritualizado que favoreça ao diálogo agregador. “O destino do homem é ser feliz, é trocar energias, é compartilhar”.

“Ouvir o outro exige de nós uma caminhada de aprendizado, de revisão de práticas e de condutas. Quando alguém escuta a gente, verdadeiramente, algo se transforma em você e no outro, ” comentou Marcelo.

Uma escuta transformadora, em todos os locais e situações que estivermos envolvidos nos fará encontrar a paz interior e tem um potencial transformador ímpar, segundo o palestrante. A atividade foi realizada no Sindiserv em parceria com a CVV, APROVI, LEFAN, Intercity e Magnificat Turismo.

0 Shares

Relacionados