Trajetórias inovadoras da UFRGS são apresentadas no Sindiserv

Professores da rede municipal de ensino prestigiaram na tarde desta terça-feira, (20/06), no Auditório do Sindicato, o encontro Trajetórias Criativas, com palestrantes do Colégio Aplicação da UFRGS e da Escola Estadual Gentil Vargas Cardoso, de Alvorada.

O evento é uma iniciativa conjunta do Sindiserv, Conselho Municipal de Educação e Prefeitura de Caxias do Sul ( Secretaria da Educação). A Presidente do Sindiserv Silvana Piroli destacou a importância de ações conjuntas entre os vários setores envolvidos para melhorar os índices de aprendizagem e motivação dos alunos de 15 a 17 anos, para frequentarem a escola.

A Presidente do Conselho Municipal da Educação Márcia Carvalho realizou uma breve contextualização a cerca das dificuldades locais de atender esses devido à defasagem idade/ano.

O professor Henry Souza falou do trabalho realizado pelo Colégio de Aplicação da UFRGS, através de um breve relato teórico e metodológico, destacando a importância de repensar os tempos e espaços do processo educativo.

A professora de Língua Portuguesa e Inglesa, do Colégio Gentil Cardoso, Miriam Carvalho abordou as experiências feitas em Alvorada para motivar e manter os alunos na escola com atividades interativas como horta comunitária,por exemplo. O relato foi complementado pelo professor de História Marino José Ortiz. “Realizamos atividades interdisciplinares como ida ao Cinema, teatro, organizamos um extenso calendário envolvendo professores e alunos e assim criamos um ciclo de envolvimento, tornando a escola atraente à todos,” exemplificou.

Do encontro, ficou definido que a partir do dia (11/07), uma comissão específica iniciará as discussões para construção de uma proposta local para esses jovens. A atividade ficou agendada no auditório do Sindicato, às 13h30min.