8 de março: Não é por Rosas mas pelos direitos das mulheres

Reforma da Previdência é a marca das atividades deste ano.  Cine Debate, caminhada e ato e aula pública para sensibilizar sociedade sobre a importância do tema. Dia 15 de março, movimentos retomam mobilização

As servidoras municipais participaram nesta quarta-feira, 8 de março, de intensa programação para demarcar o Dia Internacional das Mulheres. A atividade inicial foi na Câmara de Vereadores, com manifesto do Fórum de Mulheres Caxienses, às 8h30min. O plenário foi lotado por mulheres integrantes de vários movimentos sociais da cidade.

Com a temática Não é por Rosas mas pelos Direitos das Mulheres esse ano, as servidoras estiveram unidas com os sindicatos dos Professores – Sinpro e Bancários e também com o Fórum da Mulher Caxiense.

Aula Pública encerra atividades da quarta-feira, 8 de março
O movimento de mulheres realizou na tarde do 8 de março, uma aula pública na Praça Dante Alighieri que teve como debatedoras a presidente do Sindiserv Silvana Piroli e a Secretaria de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos Eremi Melo.

Silvana destacou que a Reforma Temer mudará significativamente o conceito de seguridade social, até então definida pela Constituição de 88. Hoje, todos se aposentam por contribuição ou por idade.

Também não haverá mais aposentadoria especial para professores e outras categorias que até então conquistaram esse direito pela natureza especial, ou de periculosidade comprovada. No caso, dos servidores, maioria mulheres, com a reforma terão o mesmo tratamento do regime geral de aposentadoria.

Essa reforma é o fim. São mudanças muito profundas e sérias que acabam com anos de conquistas da classe trabalhadora e que nós mulheres já massacradas pelo contexto econômico e pelo cumprimento da tripla jornada seremos ainda mais prejudicadas. As mulheres precisam estar unidas nesta causa e dizer não a reforma,” comentou.

Lembrou ainda que Temer quer tirar o vínculo da aposentadoria ao aumento do salário mínimo, outra conquista importante dos trabalhadores.

O grande objetivo é reduzir brutalmente o pagamento da previdência pago as mulheres e trabalhadores de modo geral, favorecendo apenas ao capital, os planos privados de pensão,” esclareceu Silvana.

O cálculo das pensões será muito diferentes do que é hoje, não haverá possibilidade de receber aposentadoria e pensão, outro grande prejuízo, principalmente para as mulheres.

Para ter mais informações sobre as reformas clique aqui CUT RS.

Caminhada ao INSS teve ampla participação
A Presidente do Sindiserv Silvana Piroli estava muito satisfeita com a unificação dos movimentos sociais na defesa de causa extremamente importante para as mulheres e toda a sociedade brasileira. “O governo golpista de Temer quer acabar com os direitos dos trabalhadores, conquistados com muita luta da sociedade. A reforma da previdência proposta é o fim, não uma reforma e atacará 8 em cada 10 trabalhadores. Nós mulheres, que somos a maioria da população e, já cumprimos tripla jornada de trabalho seremos ainda mais prejudicadas,” comentou.

As atividades encerraram ao meio dia, com a entrega de documento reivindicatório na sede do INSS/ Caxias e falas da coordenação do movimento. Veja o vídeo da Presidente do Sindiserv na página https://www.facebook.com/sindiserv.caxiasdosul

Cine Debate traz a história das revolucionárias britânicas
Na terça-feira 7 de março, as mulheres da entidade, do Sinpro e Bancários realizaram um Cine-Debate sobre o Filme a Revolução de Dagenhan, encontro que contou a abertura do coro de servidoras Coro em Si e foi prestigiado por um público considerável. A proposta foi refletir com os participantes os avanços do movimento sindical e os desafios da luta de classe, tema muito bem abordado pelo filme. Encontro teve a mediação da professora de História Karina Santos e da Psicóloga Fabiola Papini.

Márcia Tiburi encerra programação do 8 de Março
As atividades encerram na quinta-feira, 9 de março com a palestra da filósofa Márcia Tiburi, no Teatro Murialdo.  Ingressos à venda no Sindiserv e Sinpro.