Ipam Saúde é tema principal da reunião do Conselho Deliberativo no Sindiserv

Os delegados e delegadas que fazem parte do Conselho Deliberativo do Sindiserv estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, para debater pautas importantes para a categoria, dentre elas, o funcionamento e futuro do IPAM Saúde.

A reunião foi conduzida pela presidente do Sindiserv, Silvana Piroli e contou também com a participação do presidente do IPAM, Flávio de Carvalho, o diretor técnico do IPAM/Saúde, Cesar Fontana e a diretora da Farmácia do IPAM, Valquíria Vaccari.

Outro ponto da reunião foi sobre assédio moral no trabalho, com a fala do assessor jurídico do Sindiserv, Ricardo Bertoncini.

Ipam/Saúde se sustentaria até 2045

De acordo com o presidente do IPAM, Flavio de Carvalho, o atual modelo operacional do IPAM Saúde teria sustentabilidade até 2045, diante disso, afirma que são necessárias ações para otimização de recursos. O anúncio fez com que os delegados e delegadas apontassem diversas necessidades de melhorias, dentre elas o credenciamento de mais médicos, a desburocratização dos serviços, especialmente a odontologia e as doenças enquadradas no artigo 19, mais profissionais e/ou instituições de saúde que atendam no litoral, além de criar espaços para medicina preventiva.

“Todos nós temos a expectativa de envelhecer com qualidade de vida, por isso é importante que tenhamos profissionais que tenham uma visão generalista sobre o paciente”, destaca Silvana.

Durante a reunião foi proposta a formação de grupo de trabalho específico para avaliar os credenciamentos, mapear problemas e buscar soluções, como por exemplo, rever os contratos, estabelecendo um número mínimo de atendimentos por profissional

Farmácia com Superávit

A diretora da farmácia do IPAM, Valquíria Vaccari apresentou dados sobre a gestão da farmácia do IPAM, que em 2023 contabilizou um superávit de R$1,6 milhões, sendo que destes, R$ 600 mil foram entregues ao IPAM Saúde.

Assédio Moral no Trabalho

O assessor jurídico do Sindiserv, Ricardo Bertoncini ocupou o segundo tempo da reunião para esclarecer sobre atos e ações que podem ser considerados assédio moral no trabalho. De acordo com Bertoncini, o assédio moral pode ser entendido como atos repetidos que causam desconforto e até mesmo o adoecimento da vítima.

Na oportunidade o profissional ouviu relatos dos servidores e servidoras. “É preciso ficar atento, quando uma ‘brincadeira’ é entendida como algo degradante, a vítima deve reunir provas contra o agressor”, pontua.

Eleições para gestão do Sindiserv 2025/2028

O Sindiserv está em processo eleitoral para a gestão 2025/2028. A eleição ocorrerá no dia 4 de junho de forma virtual. Acesse a conversa com a presidente da Comissão Eleitoral, Helena Regina Susin AQUI.