Servidores aceitam proposta do Governo, mas mantêm a mobilização permanente

Mais de 2 mil servidores ocuparam o largo da Prefeitura nesta quarta-feira (31), em dia de greve

Servidores aceitam proposta do Governo, mas mantêm a mobilização permanente

Atualizado em 02/06/2023

O dia de greve realizado pelos servidores municipais nesta quarta-feira (31/05), reuniu mais de 2 mil servidores em frente ao Centro Administrativo Municipal. A proposta do Executivo foi analisada pela categoria em assembleia conduzida pela presidente, Silvana Piroli e levou ao encerramento da greve, que paralisou as aulas municipais e todos os serviços não essenciais. Operaram em 40% os atendimentos em saúde, tratamento e distribuição de água e esgoto e segurança. Com o resultado da assembleia, os serviços retornam à normalidade nesta quinta-feira (1/06).

Para a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, o dia de greve mostrou a força do serviço público. “A participação maciça da categoria no dia de hoje aliada à sensibilidade da sociedade com a nossa luta, seguiremos atentos e em campanha permante”, salientou.

Propostas
As propostas da administração foram encaminhadas por volta das 15h desta tarde em reunião com a Comissão da Campanha Salarial envolvem ingressar em juízo para contestar o entendimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) quanto à inclusão dos terceirizados e das contribuições previdenciárias no cálculo que determina o percentual de gastos com pessoal sobre a receita corrente líquida (limite prudencial que atingiu 51% com a soma dos terceirizados); aposentadoria especial para pessoas com deficiência (PCDs); a garantia de que não será encaminhada a Reforma Administrativa no atual governo; o encaminhamento ao Legislativo o projeto de lei que ajusta o regramento da integralidade dos vencimentos aos servidores que teriam esse direito.

Após a fala dos servidores, a proposta foi aceita pelos trabalhadores municipais com a condição de que em agosto, na apresentação dos dados econômicos do 2º quadrimestre seja realizada uma proposta de reajuste salarial e recomposição das perdas da inflação.

Aposentados apresentaram descontentamentos
Na parte da manhã, um grupo de servidoras aposentadas foram recebidas pelo prefeito municipal, Adiló Didomênico, oportunidade em que puderam apresentar seus descontentamentos em relação aos descontos ocorridos com a reforma da previdência que subtraíram cerca de 10% dos vencimentos.