Sindiserv defende a valorização da saúde e do SUS no FSM

Sindiserv defende a valorização da  saúde e do SUS no FSM

O Sindiserv esteve representado pela presidente, Silvana Piroli e o vice Rui Miguel Borges da Silva, na manhã desta terça-feira (24/01) no debate promovido pelo Fórum Nacional de Enfermagem, uma ação que integra o Fórum Social Mundial em Porto Alegre. O tema do encontro foi as condições de trabalho, conquistas, desafios e perspectivas diante do trabalho em enfermagem.

O trabalho social da enfermagem e o que ele representa na atenção básica de saúde foi a tônica da fala de Silvana. “A Constituição diz que o direito à saúde é universal e nós temos o SUS para isso. Porém, quando a gente fala sobre políticas públicas, a saúde, assim como também acontece na educação é tratada como um gasto e não como investimento. É preciso avançar, melhorar as condições de trabalho, organizar as equipes com papéis claros de cada servidor”, assinala.

Sobre a importância social dos profissionais de enfermagem, ela destaca o atendimento humanizado. “As avaliações de produtividade precisam levar em conta o momento de escuta e acolhimento. Não é só o procedimento de aferir a pressão ou aplicar uma vacina, é saber ouvir as pessoas, fazer a acolhida e realizar o atendimento com empatia”, destaca.

A defesa do piso da categoria também foi alvo de debate, lembrando que quem construíram o SUS foram os profissionais de enfermagem. “Nós, servidores ajudamos a pagar a conta da pandemia, com nossos salários e avanços congelados durante quase dois anos. E, até agora, muitos municípios ainda não retomaram os pagamentos”, denuncia.