Sindiserv reúne delegados sindicais para alinhamento de ações

Na manhã desta terça, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul – Sindiserv, realizou a primeira reunião do Conselho Deliberativo de 2022. A atividade ocorreu no auditório do Sindicato, iniciando com uma atração musical e, em seguida, a presidente, Silvana Piroli abriu a agenda de debates.

Situação econômica
A técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Anelise Manganelli iniciou sua fala ressaltando desigualdade a qual as mulheres enfrentam no mercado de trabalho, tais como a aumento de desemprego, a informalidade, a precariedade do serviço, a subutilização de mão de obra e a redução salarial.

Em termos nacionais, ela destaca que no ano de 2021 o PIB brasileiro registrou o aumento de 4,6%, não atingindo os patamares de ano 2013. Isso significa que a economia está estagnada há 9 anos. O cenário geopolítico global afeta a atual conjuntura brasileira, o Governo Federal coloca em sua agenda legislativa alguns fatos que podem ser influenciados: a flexibilização de mais direitos dos trabalhadores (PL 6.160/19 anexado ao PL 5.216/19), criar a Lei de Licenciamento Ambiental no Brasil (PL 3.279/04), a flexibilização do uso de agrotóxicos (PL 6.299/02) e o porte de arma por diversas categorias de trabalhadores (PL 6.438/19). A inflação de 2022 pode atingir 5%, afetando alimentos, falta de insumos, crise energética e câmbio desvalorizado.
Para Anelise, o governo federal não trata o serviço público como algo importante, e nem ao menos está preocupado com o trabalhador. “O governo federal não tem compromisso com o serviço público e também não pensa no bem-estar do servidor público. Nunca se gastou tão pouco com o servidor”, revela a economista.

Cenário em Caxias do Sul
O desempenho de Caxias do Sul foi considerado superior aos observados no Brasil, cerca de 21%. A receita corrente líquida aumentou 13,4% de 2021/2020 e a despesa pessoal aumentou 19,6%. Na educação, o FUNDEB em 2013 era aplicado 100% para a remuneração dos educadores em Caxias do Sul, mas em 2021 diminuiu para 74,72%, estando ainda a pouco acima do mínimo Constitucional. O número de servidores ativos baixou cerca 9%. A receita tributária cresceu e as terceirizações tiveram um aumento de 11%.

Confira a apresentação completa AQUI!

Campanha Salarial

No dia 18 de março, a partir das 18h, ocorre a Assembleia Geral da Campanha Salarial 2022, que será realizada no formato  virtual, por meio da plataforma Zoom. Nesta terça muitas questões foram apontadas para  integrar a agenda de negociações que serão debatidas e votadas.

“Temos que seguir na luta, devemos seguir em busca de nossos direitos, só assim conseguiremos virar este jogo”, defendeu Silvana.

Criação dos Coletivos

Para fechar a reunião, as diretoras de diversidade e da Mulher, Karina Santos e Rosângela Dalla Vecchia Trouxeram uma novidade, a criação dos coletivos de mulheres e diversidade. Segundo Rosângela, os coletivos são espaços para debate de novas ideias. “Com os coletivos ganhamos mais um espaço para debater e planejar nossas ações durante o ano”, salienta a diretora. E por fim, o convite para a programação do “Mulheres em Trama”. O evento acontece de 08 a 12 de março, no Centro de Cultura Ordovás, e conta com debates e oficinas.