Os danos da Pandemia para os Direitos Humanos

Imagine um mundo onde todos são tratados de um modo igualitário, onde as diferenças são bem-vindas e não existe desigualdade. Há exatos 73 anos, em 1948, a Assembleia Geral adotou a Declaração Universal de Direitos Humanos.  Neste 10 de dezembro celebramos o Dia dos Direitos Humanos. A Organização das Nações Unidas (ONU) traz o tema de redução das desigualdades.

O secretário-geral das Nações Unidas declara que o mundo vive em uma “encruzilhada” em meio a pandemia, crise climática e a expansão das tecnologias digitais, elas são verdadeiras ameaças aos direitos humanos. Para António Guterres a discriminação e a exclusão crescem em meio à diminuição da espera pública. Guterres lembra que a fome e a pobreza estão aumentando. Após décadas milhões de crianças estão perdendo o seu direito à educação.

Para Guterres, a recuperação da pandemia será a oportunidade para expandir os direitos humanos, as liberdades e reconstruir a confiança na justiça e na imparcialidade das leis e das instituições.

Em mensagem, Michelle Bachellet, declara que os dois últimos anos foram uma demonstração dolorosa das intermináveis desigualdades crescentes. Para ela, é preciso todo tipo de diversidade e exigir o fim de qualquer espécie de discriminação.

Para nós do sindicato é primordial que todas as pessoas sejam tratadas de maneira igual e lutamos para que não haja exclusões em todos os setores da sociedade.