Executivo anuncia fechamento de serviços não essenciais até 12 de março

Em entrevista coletiva com a Imprensa, na tarde desta quinta-feira (4/03) o prefeito municipal, Adiló Didomênico anunciou que os serviços considerados não essenciais estarão fechados à partir de segunda-feira (8/03). Conforme o Decreto 22.57, fica suspenso o atendimento presencial ao público externo nas unidades de governo da Administração Direta e Indireta,excetuado o atendimento de serviços essenciais previamente agendados, os processos licitatórios marcados e as visitas externas que não exijam contato direto.

Não haverá atendimento no Centro Administrativo e escolas, por exemplo. Medidas mais restritivas serão aplicadas no comércio com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas nas ruas. De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Daniele Meneguzzi, cerca de 40 pessoas aguardam por um leitos de UTI, sendo que destas 17 são caxienses e os demais são residentes da região.

Conforme a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, este momento é grave e a cidade passa a perceber a importância do serviço público no atendimento à população especialmente nas áreas da saúde, assistência, segurança e fiscalização.

Quanto à vacinação, a secretária  afirma que a intenção é acelerar o processo e que recebeu a confirmação da chegada expressiva de novas doses a partir da segunda quinzena de março e em abril. Além disso, algumas UBSs serão transformadas em unidades vacinadoras, para atender melhor a população.

Comércio segue fechado. Supermercados vão ficar proibidos de vender materiais de linha branca, eletrodomésticos, confecções, calçados e flores. Só serão permitidas vendas de itens essenciais. Além disso, fica vedada a divulgação de ofertas que possam causar aglomeração.

– Transporte coletivo terá nova redução de itinerários e linhas. Os últimos coletivos vão partir às 20h30;

– Recomendação para as pessoas evitarem qualquer deslocamento não essencial após 20h;

– Suspensão, a partir de sábado, do atendimento em todas as unidades da Administração Municipal. Ficarão funcionando somente repartições essenciais, como segurança, saúde e coleta de lixo;

– Escolas têm as atividades presenciais totalmente suspensas.

As orientações da Secretaria Municipal de Educaçãoo (SMED), são para que sejam reforçadas as medidas protetivas de segurança na comunidade escolar. O atendimento será suspenso de 8 a 12 de março, e os materiais sejam entregues às famílias (aos que necessitam de cópias físicas) nesta sexta-feira (5).

 

X