Sindiserv promove primeiro Curso de Formação Sindical

O Sindicato dos Servidores, visando o fortalecimento e o engajamento de todos os seus associados e associadas no processo de luta e de resgate de nossos direitos, através da Diretoria de Formação, promoverá O 1º Curso de Formação Sindical que acontecerá em quatro etapas, nos dias 16/06, 18/08 e 15/09 das 8h às 12h e 17/09, das 19h às 22h30min. Haverá certificado de participação de 16 horas.

De acordo com a Diretora de Formação, Roselaine Frigeri, a necessidade de se elaborar esse curso surgiu a partir da análise da conjuntura política atual, tanto local quanto nacional. “A sociedade brasileira está sofrendo mudanças profundas que têm atingido a vida dos trabalhadores e trabalhadoras, públicos e privados. O ataque aos direitos, conquistados através de muita, luta tem sido constante pelos atuais mandatários de todas as esferas administrativas do Brasil,” enfatiza.

O curso tem por objetivo ampliar a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras nas esferas de luta sindical, fortalecendo e fazendo frente aos desafios que se apresentam. A dinâmica social atual tem exigido dos sindicatos organizados uma luta muito grande para mobilizar as categorias. “Entrar na luta pela conquista de direitos não depende apenas de boa vontade, mas também que essa luta seja mais qualificada e preparada. Diante desses pressupostos, estaremos oferecendo aos servidores e às servidoras municipais de Caxias do Sul uma oportunidade de qualificação na luta sindical, através de um curso de formação básica,” garante Rose. As inscrições podem ser feitas diretamente na sede social da entidade. Mais informações pelo telefone 3228-1160

TEMAS:

1 – O SINDICATO E O MOMENTO ATUAL – Conhecendo o SINDISERV: estrutura, estatuto, história. – Movimento sindical, organização e história. As mudanças estruturais e conjunturais. – Perspectivas- DATA: 16 de junho- Amarildo Cenci (Secretário Geral da CUT) e Antônio Leite (Professor de História da Rede Municipal de Ensino)

2 – MUNDO DO TRABALHO – Conceitos. – Mudanças históricas. – Os modelos atuais. Perspectivas. Data: 18 de agosto. Palestrante: Vânia Heredia, Bacharel em Ciências Sociais pela PUC/RS, doutora em história econômica, professora de sociologia da UCS e Antônio Guntzel, Secretário de relações de trabalho da CUT.

3 – DIREITOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS – A construção do conceito de administração pública – A conquista de direitos. – Quais são nossos direitos? DATA: 15 de setembro. Data: 15 de setembro. Palestrante: David Ipê Carnizella (Diretor Geral do Núcleo do CPERS de Caxias do Sul) e Silvana Piroli (Presidente do Sindiserv)

4 – CINE DEBATE – Exibição do longa-metragem “NO”. Sinopse: no Chile de 1988, o governo ditatorial convoca um plebiscito para perguntar se a população apoia os militares. Um publicitário, então, fica responsável pela Campanha do Não, com ideias para convencer o povo a acabar com o regime militar. DATA: 17 de Setembro, às 19h. Debatedor: Professor Carlos Roberto Winkler