Sindiserv manifesta apoio aos professores estaduais e Correios

Sindiserv marca presença na greve dos professores do Estado

“Nenhum direito a menos”, slogan da gestão do Sindiserv, representa o cenário de luta atual

O Sindiserv esteve representado nesta quarta-feira (27) em ato público realizado em frente ao Monumento ao Imigrante, em conjunto com Sindicato dos Professores Estaduais (CPERS), Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do RS (Sintec-RS), União Caxiense dos Estudantes Secundaristas (UCES) e militantes sindicais, em apoio a paralisação dos professores e trabalhadores dos correios.

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, destacou a importância dos sindicatos na defesa dos direitos dos trabalhadores. “Não é porque os trabalhadores são do Estado que não vamos nos preocupar. Temos uma visão de apoio, de qualificação da educação e principalmente de democracia e defesa dos nossos direitos”, salienta.

A greve dos professores foi deflagrada em 5 de setembro, após o Governo do Estado parcelar o salário, efetuando o pagamento de R$ 350,00 (cerca de 1/3 do salário mínimo), além de enfrentarem problemas com escolas sucateadas, fechamento de turmas, número insuficiente de professores, entre outros. Já os Correios, lutam por aumento real de salário e manutenção de benefícios.

Trabalhador dos Correios há 9 anos, José Lima, 55 anos, reclama a proposta de aumento de 3% a partir de janeiro e a retirada de benefícios como plano de saúde, vale cultura e vale refeição. “Enfrentamos problemas em casa pela falta de uma remuneração adequada, imagine agora sem plano de saúde e os demais benefícios?”, questiona.

A professora Silvana Ramos, com 25  anos de magistério, não admite o parcelamento de salários. “Mesmo que houver apenas um colega lutando pelos seus direitos, estarei ao lado dele, pois vivencio as dificuldades da categoria e é imprescindível que a população una-se a esta luta”, conclama.

O ato culminou com uma caminhada até a Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde contou com o apoio da comunidade acadêmica.

X