Seminário de Educação promovido pelo Sindiserv debaterá os desafios e rumos da educação

 Seminário de Educação promovido pelo Sindiserv debaterá os desafios e rumos da educação

Atualizado em 26/05/2023

Debater os desafios e rumos da educação na América Latina e Brasil é a proposta do Seminário de Educação que será realizado pelo Sindiserv, no dia 24 de outubro, às 18h30, no bloco M da Universidade de Caxias do Sul (UCS Teatro).

As palestrantes convidadas são as professoras Marta Vanelli e  Nilva Lúcia Rech Stédile. O palestrante que inicialmente conduziria o evento, Pablo Gentili (professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e integrante do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais – Clacso), informou impossibilidade de comparecer devido a compromissos como secretário-geral do Clacso.

Para atender as expectativas dos inscritos, o Sindiserv manteve a proposta do evento. Durante o Seminário, a professora Marta Vanelli, abordará os rumos e lutas dos docentes e trabalhadores através de provocações sobre o momento político histórico atual,  já a professora Nilva Stédile debaterá as perspectivas da educação no contexto latino-americano e nacional.

A participação é gratuita aos servidores sócios do Sindiserv. Os servidores não sócios podem associar-se de imediato e aproveitar a gratuidade da inscrição.

Os ingressos custam R$ 30,00 para servidores não sócios e demais interessados.

Mais informações pelo telefone 54.3228.1160/32225293.

Conheça as palestrantes:

  • Marta Vanelli – é membro titular do Fórum Nacional de Educação (FNE) como representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Nasceu em 27 de abril de 1957 em Botuverá (SC). É licenciada em Ciências Biológicas e pós-graduada em Democracia Participativa República e Movimentos Sociais, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora da rede pública estadual da educação básica de Santa Catarina. Sua área de atuação é a social, destacando-se a educação. Foi representante de base do Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE-SC (de 1987 a 1991); direção estadual de 1991 a 1998 e presidente do Sindicato por dois mandatos (de 1998 a 2004). Em âmbito nacional, exerceu os cargos de Secretária de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação – CNTE (de 2002 a 2005); Secretária de Organização – CNTE (de 2005 a 2008); Secretária de Assuntos Municipais – CNTE (2008 a 2011), Secretária Geral – CNTE (2011 a 2014) e atualmente continua na Secretaria Geral da CNTE com mandato até 2017. Foi conselheira do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina de 2004 a 2010. Coordenou a CONAE 2010 em Santa Catarina, é membro suplente do Forum Nacional de Educação.
  • Nilva Lucia Rech Stédile – formada em Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Caxias do Sul/RS (1982), especialista em Saúde Pública (UCS) e em Gestão e Liderança Universitária (IGLU/2011), mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996), doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2002) e pós-doutora no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do ICICT/FIOCRUZ. Atualmente é professora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul e professora do Mestrado Profissional em Engenharias e Ciências Ambientais. É pesquisadora na área de resíduos de serviços de saúde, saúde e meio ambiente e organização e gestão de políticas sociais públicas. Tem experiência na área de Educação, da Saúde e da Gestão Universitária (coordenadora do curso de Enfermagem, chefe do Departamento de Enfermagem, Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Pró-Reitora de Graduação/UCS), atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde da família, prevenção em saúde, atuação do enfermeiro, organização e gestão das políticas públicas, resíduos sólidos de serviços de saúde, variáveis ambientais que interferem com a saúde e formação de professores.
0 Shares

Relacionados