Dia 7 de setembro terá Grito dos Excluídos em Caxias do Sul

Os movimentos sociais de Caxias do Sul e o Sindiserv convocam, para este dia 7 de setembro, a mobilização “Grito dos Excluídos”.

A concentração será na rua Andrade Neves, entre a Sinimbu e a rua Os 18 do Forte, às 10h da quinta-feira. Os participantes devem vestir preto porque este é um momento de luto e perda de direitos. O protesto vai percorrer a rua Sinimbu, após o desfile oficial.

Os grupos participantes devem levar objetos relacionados às lutas específicas, mas também com destaque para a pauta nacional. Fernanda Borkhardt e Rita Casiraghi, diretoras do Sindiserv e integrantes da organização, destacam que é “fundalmental promover o Grito dos Excluídos neste ano, considerando a conjuntura de perdas de direitos e de ameaças à soberania nacional, com a venda de recursos naturais e patrimoniais do Brasil”.

Já estão confirmadas as participações da Pastoral da Criança, Pastoral do Idoso, Cárita Diocesana, Escola de Formação Fé, Política e Trabalho, Economia Solidária de Caxias do Sul, Movimento Negro, LGBT, Marcha Mundial de Mulheres e estudantes, além de trabalhadores.

História do Grito dos Excluídos

O primeiro Grito dos Excluídos foi realizado em 7 de setembro de 1995 e teve como lema: “A Vida em primeiro lugar”. A iniciativa surgiu das Pastorais Sociais em 1994, a partir da Campanha da Fraternidade, que apresentava o tema: “A fraternidade e os excluídos”. O Grito surgiu da intenção de denunciar a exclusão e valorizar os sujeitos sociais. Desde então, a mobilização é realizada em todo o país, sempre com um tema relacionado à realidade do momento. O Grito dos Excluídos realiza-se no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, para refletir sobre a soberania nacional.

Grito dos Excluídos 2017

Neste ano, o 23º Grito dos(as) Excluídos(as) traz como lema: “Por direitos e democracia, a luta é todo dia. A ação denuncia o cenário de retrocessos, de desmonte do processo democrático e da perda iminente de direitos dos trabalhadores. Situação que se agrava com a corrupção política. Enquanto o sistema está preocupado em defender e resolver o problema da economia, o Grito dos Excluídos propõe que a vida esteja em primeiro lugar. Mais informações em: www.gritodosexcluidos.org